História do Município

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

 

Estrela d’Oeste é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 9.417 habitantes (IBGE/2022). Estrela d’Oeste pertence à Microrregião de Fernandópolis.

 

 

 

A ORIGEM

A região foi devassada desde o início do século XX, pelas rotas dos viajantes e boiadeiros que demandavam ao Porto do Taboado, no rio Paraná, contudo, a colonização efetiva deu-se em 1942, quando as poucas famílias de José Gonçalves de Souza, José Pontife e Manoel Olímpio da Rocha, construíram a capela sob invocação de Nossa Senhora da Penha, visando à formação do núcleo urbano.

FUNDAÇÃO DO POVOADO
Os fundadores reuniram-se para escolha do nome da futura cidade e, por sorteio entre três sugestões apresentadas adotaram Estrela d’Oeste. A sugestão de José Mignoli, “Vila Alzira”, visava homenagear Alzira Matarazzo, e a de Silvestre Aydar, “Vila Fagundes”, em homenagem ao poeta Fagundes Varela. “Estrela d’Oeste”, sugerida por Hernani de Matos Nabuco, foi uma alusão ao discurso “Rumo ao Oeste”, proferido por Getúlio Vargas, então presidente da República. O povoado desenvolveu-se, inicialmente, na vertente do rio São José dos Dourados, com a Fazenda Ranchão. Mais tarde formaram-se outras fazendas na vertente do rio Grande. Surgiram as famílias Miotto, Cotrim, Siqueira, entre outras, cujas propriedades foram em parte loteadas, dando causa à expansão do Povoado.

CRIAÇÃO DO DISTRITO
Em 24 de dezembro de 1948, através do Decreto Lei Estadual nº 233, o povoado foi elevado à categoria de Distrito, com a denominação de Estrela D’Oeste,pertencente ao município de Fernandópolis.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Elevado à categoria de município com a denominação de Estrela d’Oeste, através do Decreto Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Fernandópolis. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 23 de abril de 1949. A Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, cria o Distrito de Populina e incorpora ao município de Estrela d’Oeste.

Estrela d’Oeste apesar de ser um município relativamente novo tem uma bela história para ser contada, que pode ser dividida em três fases:

O apogeu é relacionado às décadas de 50,60 e até a metade dos anos 70. Esse período é assim caracterizado por ter tido a maior população existente em Estrela D’Oeste, e também porque foi a grande época da agricultura do município, que com o café conseguiu o título na região de “Rainha do Café”. Também é no final desta época que Estrela d’Oeste ganha mais importância no cenário político da região com o início da AMOP – (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), criada pelo então Prefeito de Estrela d’Oeste o Senhor Clovis Cotrim.

A decadência se inicia logo após esse período com uma grande geada que acabou com o plantio de café da época. Isto ocorre mais ou menos na metade da década de 70, iniciando a fase sombria que Estrela d’Oeste estaria por passar.

A partir da década de 80 a agricultura, a pecuária, o agronegócio e a instalação de indústrias no município estabeleceram um progresso crescente e permanente que contribuiram para que a cidade fosse destaque na região do Noroeste Paulista.

ATUALMENTE

O aniversário da Cidade é comemorado no dia 25 de janeiro.

Nosso município se destaca pelas tradicionais festas populares, como a Festa do Ranchão, o Carnaval de Rua, a Festa do Peão e as Comemorações de fim de ano

Estrela d’Oeste também é conhecida pelo modo agradável e acolhedor do seu povo.

 

DADOS GEOGRÁFICOS DA CIDADE

 

Com uma área de 297,1 km2 Estrela d’Oeste é um município relativamente pequeno comparado com sua área em 1957 que era de 972 km2. Isto se deve porque de 1957 para cá o município se dividiu em outros municípios como São João das duas Pontes, Dolcinópolis, Populina e Turmalina. E posteriormente para os municípios recém emancipados como Pontalinda e Vitória Brasil, apesar disto Estrela d’ Oeste é um município relativamente grande entre os pequenos municípios de sua região.

Localizada no espigão divisor do rio São José dos Dourados e Rio Grande, Estrela d’Oeste se localiza na região Noroeste do Estado de São Paulo. Em relação às coordenadas geográficas sua localização é a seguinte: 20º 18′ de latitude sul e longitude de 50º 20′ oeste.

Estrela d’ Oeste é situada em um relevo levemente ondulado com altitude média de 188 metros. Suas formas de relevo são denominados de Colinas Médias, por causa de interflúvios de 1 a 4 km2. Seu solo é denominado de arenito de bauru.

O município é banhado pelos córregos do Ranchão, do Acoita Cavalo, da Bruaca, do Desengano, do Viadão, da Taboa, do Viadinho, da Taboinha e pelo Ribeirão de Santa Rita.

 

Seus limites territoriais são:

 

– Norte – Turmalina

– Sul – São João das Duas Pontes

– Leste – Fernandópolis

– Oeste – Jales

– Noroeste – Vitória Brasil

– Sudoeste – Pontalinda

 

Estrela d’Oeste está situada a 575 km de distancia de São Paulo.

 

Seus estados vizinhos são:

 

– Mato Grosso do Sul – 70 km

– Minas Gerais – 60 km

X
Pular para o conteúdo